sábado, 31 de dezembro de 2011

Feliz o Ano que é Novo



Miguel Levy
Todos os anos estamos aqui, revendo resultados e planejando novas metas e projetos para o ano novo.  Envolvidos pelo clima de virada de ano, acreditamos ser o momento ideal para marcar um novo começo em alguma área de nossa vida, ou em toda ela. As promessas são muitas. Segundo informações de indicadores econômicos, durante o mês de janeiro, o movimento das academias de ginástica chega a ser o dobro em relaão aos demais meses do ano. As clínicas de estética tem seu faturamento incrementado em 30%. Tudo em função da mudança de hábito de muitas pessoas durante o mês de Janeiro, muito embora esse movimento caia consideravelmente já no mês de fevereiro, e depois do carnaval... tudo volta ao normal.
O ano novo é apenas uma referência no calandário para que possamos contar o tempo e nos referenciarmos durante a história que vivemos, mas por algum motivo somos levados a crer que na virada do ano algo especial pode acontecer. O pobre ano velho tem a obrigação de levar todas as mazelas que nos alcançaram e o ano novo trará novas esperanças, sonhos, projetos, planos, mudanças. O que não nos damos conta é que inevitavelmente o tempo passa indendentemente de como estamos contando. Horas, dias, meses ou anos e mais imnportante do que o movimento dos pnteiros do relógio ou do passar das folhas do calendário é o que acontece de fato em nossa vida.
A tendência natural da passagem do tempo não é renovar e sim desgastar, corroer, envelhecer. Esperar que o tempo resolva o que esta dentro de nós é uma inocente ilusão. Se nos deixarmos levar pela simples ação do tempo, além de antigos vamos ficar velhos e o melhor que pode acontecer é nos acostumarmos com as mazelas de nossa vida.
Sou contra  a afirmação que diz "o tempo cura tudo". O tempo nos dá oportunidade para refazer os caminhos e consertar os erros cometidos. Problemas causados por máguas, ressentimentos só são curados com perdão verdadeiro. Feridas não tratadas, com o tempo, apodrecem.
O poder de mudança não esta no tempo, esta em nós quando deixamos que o espírito realmente capaz de mudar possa agir em nossa vida.
No livros de Gênesis, capítulo 1, vemos um quadro caótico de uma terra sem forma, vazia e em trevas
que certamente estava sofrendo o efeito do tempo, presenciando ano após ano a estagnação do seu estado. O que fez toda a diferença e provocou a relevante mudança foi a ação do Espírito Santo de Deus agindo conforme a Palavra de Deus.
O evangelho de Jesus Cristo veio nos trazer a possibilidade de viver uma mudança onde o tempo deixaria de ser um agente de envelheciento e passaria a ser uma testemunha de renovação de vidas. Os que recebem Jesus e passam a viver nele, por ele e para ele são feitos nova criação. As coisas velhas, sujeitas a ação corroziva do tempo ficam para traz e tudo se faz novo (2Cor5:17) e com possibilidade de ser renovado não a cada ano, mas  a cada dia.
Por isso esperar a passagem de ano para encenar uma mudança pode ser um procedimento perigoso uma vez que comprar roupas novas, pintar os cabelos, usar cores específicas não poderão mudar a natureza do homem e nem de longe garantir a sua eternidade, pois só há uma maneira de se chegar a eternidade sem apodrecer que é através da vida abundante que recebemos de Jesus.
Em função de tudo isso, o que eu desejo a todos é uma vida renovada durante todos os próximos dias do ano. Sendo novo a cada dia, buscando viver no propósito de Deus e expressando o seu amor ao mundo poderemos sim viver no ano novo uma vida feliz.
Não podemos deixar o tempo passar sem buscarmos a renovação de vida e entendimento que nos fará experiemntar a perfeita vontade de Deus durante todos os dias do ano novo.
Seja renovado em sua mente e viva novidades de vida e faça assim o seu Ano Novo.

Nenhum comentário: