quarta-feira, 4 de maio de 2011

PL 122 - Diga Não, mas Não se Espante



Miguel Levy


Não dá pra desconsiderar o moviemento de evengélicos se mobilizando contra a aprovação da PL 122. Um projeto de lei que é nítidamente tendencioso e claramente inconstitucional, pois vai de encontro a princípios fundamentais de nossa constituição. Não tenho a intenção de explicar a PL 122, tem muito material disponível na internet mesmo. O fato é que se a PL 122 for aprovada, as igrejas e minstérios assim como qualquer outro cidadão que fizer menção considerada preconceituosa ou que venha a causar algum tipo de ofensa a homosexuais estará sujeito a sofrer as penalidades da lei, por isso se fala em calar a muitos por se entender que dessa forma as pessoas não poderão expressar suas opiniões sobre o assunto.

Concordo que como cristãos, seguidores do evangelho de Jesus, fundamentados na Bíblia, devemos expressar nosso repúdio a um projeto de lei que além de ser contra os princípios bíblicos e cristãos também fere a constituição de nosso país. Mas também entendo, e vejo isso como motivação para nós cristãos, que o evangelho de Jesus, a mensagem da Cruz, nunca mereceu atenção ou qulquer tipo de privilégio duradouro. A própria morte de Jesus foi a primeira forma de tentar abafar essa idéia, em seguida as primeiras igrejas foram estabelecidas sob pressaão, repressão e perseguição. Jesus nunca prometeu um mar de rosas aos seus apóstolos e seguidores, vemos isso em uma de suas últimas conversas narrada em João 16. O consolo sempre era ter o privilégio de ser um dos instrumentos de Deus na expansão do seu reino na terra. Morrer por esse evangelho valia a pena.

Cada tentativa de extinguir o evangelho de Jesus provocou um efeito inverso, fazendo com que essa mensagem se espalhasse mais ainda, atravessando os canais mais improváveis como cadeias, masmorras, ilhas isoladas, sem internet, telefones e qualquer tipo de recurso que dispomos hoje, o evangelho mesmo assim atravessou continentes. Enfrentou a fúria de Roma nas arenas, nas fogueiras, torturas. Atravessou firme pelos países das cortinas de ferro e em nossos dias continua enfrentando regimes e governos com legislações que dão direito a torturar e matar cristãos em nossos dias. Mesmo assim, o evangelho persiste e persistirá cumprindo o que o próprio Jesus afirmou aos seus discípulos: "as portas do inferno não prevalecerão contra a minha igreja". 

Eu creio que a igreja de Jesus esta salva e nada poderá mais detê-la. A divulgação e pregação do evangelho sempre será responsabilidade dessa igreja, a que foi arrancada do inferno pelo próprio Jesus. Esse evangelho será pregado até que Jesus venha arrebatar essa igreja, a sua igreja. Uma igreja que não depende de nada a não ser do único que deu a vida para resgatá-la. A igreja de Jesus na terra não perde o foco da sua missão, entende que nossa luta não é contra carne nem sangue mas contra principados e podestades. A igreja de Jesus sabe que leis são elaboradas por homens a serviço do gestor do mundo, o diabo, e dessa forma sempre estarão contra os princípios de Deus. Esperar ajuda desse lado chega a ser infantil. A igreja de Jesus entende que pertence a um Reino que não é desse mundo e vive pela leis desse Reino. A igreja de Jesus já aprendeu que seus canais de comunicação do evangelho não são bem convencionais e que o sangue dos mártires fala mais alto do que a voz dos omissos dispostos a negociar suas convicções. A igreja de Jesus não busca se auto-preservar pois tem conciência que esta salva, para ela, morrer é lucro. A igreja de Jesus não esta ansiosa com o que pode ser decidido  no STF, pois sabe que o seu futuro esta nas mãos de quem tem o controle de todas as coisas. Deus.

Sou contra a PL 122, mas não quero transformar isso em uma bandeira pois já tenho a minha bandeira a ser levantada. Entendo que o cristão não deve ser alienado em relação ao que se passa na sociedade, mas ainda acredito que o evangelho é mais forte e quero me deixar levar por ele pois não tenho como defendê-lo. Se não tomarmos cuidado, podemos ser levados levantar uma bandeira que não expressa o evangelho desafiador e libertador de Jesus e sim a bandeira que revela a nossa imensa resistência em sair da zona de conforto que entramos como evangélicos. Com o pretexto de defender o evangelho podemos na verdade estar tentando nos proteger dentro da caixinha de onde acreditamos podemos fazer evangelismo IN-DOOR.

Existem muitos irmãos vivendo o evangelho de Jesus com leis bem mais opressivas do que a PL 122 (procure matérias sobre igreja perseguida). Deus não é brasileiro. Por que devemos ser diferentes? Meu desejo é que a PL não seja aprovada, mas se for... não me espanto.

Se tivermos a pretenção de levar o evangelho de Jesus, é bem provável que nunca saiamos de nossas casas. Mas se nos deixarmos levar por ele... ele nos levará aos confins da terra.










2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Levy, eu também sou contra essa lei imoral.

tia Irene

Talita & Flávio Monteiro disse...

Concordo em absoluto!!!! Precisamos tirar o foco de coisas q ja nos são peculiares(perseguições,e tudo mais descrito no livro da Vida) e pensarmos mais em levar o Evangelho que transforma e muda a vida do mais vil pecador.