quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O que é pecado?



O que é pecado? Eu posso fazer isso? Eu posso fazer aquilo? Perguntas muito freqüentes por parte de quem busca viver em santidade com Deus mas tem vontade de fazer muita coisa. A questão é aproveitar o máximomde tudo o que temos direito e para isso nada melhor do que uma listinha básica do que pode e o que não pode fazer.

A tão almejada listinha de pode e não pode é uma solução muito simplista que não traduz a essência do evangelho de Jesus Cristo. Isso porque o evangelho não pode ser limitado a uma vida de regras e proibições. Evangelho é novidade de vida, vida nova. O cristianismo não veio mudar os comportamentos de um homem, mas mudar a natureza do homem. Por isso a Bíblia fala que é necessário nascer de novo e não apenas mudar os hábitos, comportamento.

O evangelho não pode ser visto como um conjunto de barreiras e limitações para a vida mas sim como uma porta para a verdadeira liberdade em Cristo. Essa foi a grande conquista na cruz. Uma vez que já recebemos a vida plena e abundante de Jesus, podemos viver mais e com mais intensidade do ququedandodo tinhamos apenas o conhecimento natural da vida. Não vivemos com a expectativa de quem vai morrer em setenta ou noventa anos. Vivemos agora focados na eternidade que nos espera em comunhão com Deus. Temos muita vida pela frente.

Mas e quanto ao pecado? O pecado não pode ser definido em uma lista mas um fundamento. Não acreditar em Deus (Jo 16:9), não acreditar no que Deus diz em sua Palavra que é a forma correta para vivermos. Isso é pecado, desobedecer a Deus e dessa forma se negar a amá-lo. Sim pois a Bíblia diz que quem ama a Deus é aquele que obedece os seus mandamantos. Não podemos nos limitar a obedecer uma lista mas sim viver a liberdade de poder fazer opções inteligentes e de qualidade em nossa vida faço isso ou não faço aquililo não pelo motivo simplório e irracional de seguir uma lista, mas pela verdadeira razão de nossa existecia: porque amamos a Deus mais do que qualquer coisa.

Por isso, em vez de terminar com uma lista de pode e não pode, deixo para vocês uma orientação mais inteligente e que certamente agrada a Deus. Meditem no que esta escrito na carta de Paulo aos colossenses, no capítulo três, a partir do primeiro versículo onde fala sobre o novo nascimento, traduzido pela unidade que temos em Cristo que nos leva a buscar viver uma vida diferente pois não estamos mais sozinhos e isolados para fazer qualuqe coisa mas agora a nossa vida é compartilhada com aquele que morreu por nossa causa mas que triunfante nos trouxe para a sua própria vida, por isso vivemos agora nele, por ele e para ele. É por isso que devemos pensar no que fazê e como vamos viver agora. Após a seqüência dessa leitura minuciosa, vamos dar uma parada no versículo dezesete e lazer desse pequeno texto uma espécie de oração para classificar o que devemos e não devemos fazer em nossa nova vida.

"e tudo o que vocês fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus e por meio dele agradeçam a Deus, o Pai."

Tudo o que formos fazer, de mos fazer com a consciência de que estamos fazendo em nome de Jesus, ou seja fazer no lugar de Jesus, representando Jesus e em gratidão a Deus por estar nos proporcionando essa oportunidade. O Espirito Santo testificara com paz em nosso coração e nos guiará em toda a verdade. Após essa oração, va em frente e faça o que diz seu coração. Só uma dica. O sinal verde do Espirito Santo é PAZ, se você tiver a sensação de um gato arranhando lá dentro... Não faça.

Agindo dessa forma você estará vivendo o que o evengelho se propõe, oferecendo sua vida em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, freqüentando renuiões, mas vivendo em um diário culto racional com a certeza de que estamos agradando a Deus, confiando em sua palavra, vivendo por fé, em liberdade, sem listas e mesmo assim longe do pecado. Vivendo o grande beneficio da graça salvadora.

Nenhum comentário: