sábado, 12 de setembro de 2009

Conduzidos por Cristo





2 CORÍNTIOS 2:14 – “Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento.

Em Cristo SEMPRE somos conduzidos em TRIUNFO, VITÓRIA.

Naturalmente não precisaríamos de maiores comentários. O texto bíblico é bastante claro e revela que todas as vezes que nos deixamos ser conduzidos (dirigidos, orientados, guiados) por Cristo, em qualquer área de nossa vida, ele SEMPRE nos leva em caminhos TRIUNFANTES, obtendo vitórias em nosso desafios. Contudo, de imediato surge a pergunta:Por que não vivemos essas vitórias em algumas áreas de nossa vida? Por que não somos triunfantes em algumas áreas de nossa vida? A resposta parece pular mais rápido do que a pergunta. Deve ser porque nessas áreas de nossas vidas não somos conduzidos por Cristo.
Ora, se a palavra de Deus diz que ele, Cristo, sempre nos conduz em triunfo e não estamos vivendo isso em nossa vida é porque não estamos sendo conduzidos por Ele. Cristo. Ou podemos questionar a condução de Cristo e desqualificá-lo como condutor?
Então vamos ao fato. Como se deixar ser conduzido por Cristo?
Quando compramos um carro novo dificilmente o entregamos a qualquer pessoa para que possa conduzi-lo, principalmente quando estamos dentro desse carro e mais dificilmente quando não podemos acompanhar com nossos olhos esse carro ser conduzido. Por que isso acontece?
Porque NÃO CONFIAMOS em qualquer pessoa para dirigir nosso carro novo. Muitas vezes nos dispomos a “servir” nossos filhos, esposa ou outras pessoas levando-as para cima e para baixo não necessariamente porque queremos fazer isso, mas para não deixar nosso carro novo longe de nossas mãos. NÃO CONFIAMOS QUE OUTRA PESSOA CONDUZA TÃO BEM O NOSSO CARRO COMO NÓS.
É duro o que constatamos, mas não temos conseguido vitórias em nossa vida porque não confiamos totalmente em Deus.
Muitas vezes passamos para ele a condução da nossa vida porque não temos mais opções e mesmo assim, continuamos supervisionando o que Deus esta fazendo. Não DESCANSAMOS de verdade. O máximo que fazemos muitas vezes é mudar de lugar de piloto para navegador, aquele cara que fica orientando o pilotos nas corridas de rally.
Da mesma forma quando emprestamos o nosso carro novo para alguém que insistiu muito e não nos deixou outra opção a não ser entregar as chaves, mas não conseguimos dormir e nem fazer outra coisa até vermos o nosso carro entrar na garagem. Entregamos mas não confiamos.
Por isso Jesus falou bastante sobre crer com o coração. Em Lucas 24:25 E ele lhes disse: “Ó néscios e tardios de coração para crer tudo o que os profetas disseram!”, ou “porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não DUVIDAR EM SEU CORAÇÃO, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito” (Marcos 11:23). Já Paulo afirmou aos Romanos “a saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, EM TEU CORAÇÃO CRERES que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo” (Rom 10:9). Isso tudo nos mostra que existe uma fé no coração, não na mente, na razão.
Podemos ver com muita clareza a diferença entre entrega e confiança no Salmo 37:5 quando o salmista diz: “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará”. Duas situações distintas que não podem ser confundidas para que não sejamos enganados pela falta de continuidade acreditando que por entregar estamos confiando.

Muitas vezes ENTREGAMOS ao Senhor mas não CONFIAMOS que ele fará.

A razão por que não CONFIAMOS é porque não CONHECEMOS e não conhecemos porque não nos RELACIONAMOS com ele o suficiente para tal. Estamos perto mas não temos proximidade, intimidade. Sabemos que Deus existe, o que ele faz, mas infelizmente não temos tido intimidade suficiente para CONFIAR a ele o que julgamos ter maior importância em nossa vida.

Jesus falava de uma fé eficaz. Uma fé que era diferente do que ele via em outras pessoas, até mesmo das pessoas que o acompanhavam diariamente como seus discípulos.
Diante do centurião ele disse “nem em Jerusalém encontrei alguém com uma fé como a desse homem”.
Em JOÃO 4, Jesus fala da fé da mulher que apesar de sincera, era INEFICAZ, “se você conhecesse o DOM DE DEUS e quem lhe esta pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva” (João 4:10).

Nossa fé é mal fundamentada quando não é fundamentada no conhecimento do DOM de Deus, aquilo que ele já nos deu através da redenção.

Nossa FÉ É INEFICAZ QUANDO CREMOS que ainda falta algo a ser feito por Cristo, e por isso precisamos nos ocupar de nós mesmos. Aí não descansamos e manifestamos a nossa incredulidade em DEUS (em sua palavra).

Na segunda epístola de Pedro 1:3 encontramos: “ Seu divino poder NOS DEU tudo o que precisamos para a VIDA e para a PIEDADE , por meio do pleno conhecimento daquele nos chamou para a vida e para a sua própria glória e virtude.”

Em João 4, Jesus estava dizendo: “se você conhecesse O QUE DEUS JÁ LHE DEU (O DOM DE DEUS) e quem é aquele que está falando com você, pediria e eu lhe daria muito além daquilo que imagina e muito além daquilo que precisa”.

Não podemos nos contentar em conhecer o que Deus pode ou o que ele quer, temos que conhecer quem Deus é. Até satanás conhece o poder de Deus e o que ele pode fazer por um dos seus filhos, mas ele não conhece o amor de Deus, não compartilha sua intimidade, isso só nós, os filhos, temos direito. DEUS É AMOR, o seu caráter é de comunhão e relacionamento.

Só poderemos confiar totalmente em Deus quando nossas atitudes forem iguais a de um filho que se lança inteiramente na dependência do pai, sem pensar em possibilidades, sem pensar em outra alternativa de suprimento para sua vida que não venha do próprio pai.

Por isso Jesus disse: “quem não se fizer como crianças não entrará no reino de Deus”. Jesus não estava nos instruindo a viver com meninices, mas a buscar um relacionamento de filhos com o pai.
Isso não se consegue com imposição de mãos e nem por uma oração fervorosa. Mas através da renovação da nossa mente (Rom 12:1). Isso leva tempo, afinal de contas... relacionamentos sólidos são construídos com ofertas de vidas de ambos os lados.


Miguel Levy

2 comentários:

Liana hair fashion disse...

Paz do Senhor,é por este motivo que muitas vezes as bençãos não vêm e pensamos que o Senhor não quer nos entregar a benção,é porque na verdade não confiamos.Eu já recebi a grande benção da minha vida quando eu confiei verdadeiramente na providencia de Deus e ele agiu na minha vida.

Liana hair fashion disse...

As bençãos do Senhor só vem para quem verdadeiramente acredita e confia nele.