terça-feira, 8 de março de 2011

Reavivamento




Após um período de carnaval, o que mais podemos encontrar nas igrejas são pessoas que saíram para um retiro espiritual buscando avivamento, ou reavivamento espiritual e, graças a Deus, muitos voltam testemunhando de terem vivido uma nova experiência com Deus através do Espírito Santo. Isso tudo é muito válido. Evidencia a imensa sede e fome de Deus que leva as pessoas a buscarem caminhos que possam satisfazer essa necessidade.
O que queremos alertar é que avivamento não é um fato isolado. Uma espécie de fenômeno milagroso que como um raio, cai sobre alguém e atua fulminantemente em sua vida.  Avivamento é um processo, e deve ser visto como uma etapa dentro do contexto de crescimento e amadurecimento da vida que Deus estabeleceu para uma pessoa, um povo, um pequeno grupo ou uma congregação.
Avivamento espiritual, obviamente, deve ser um evento espiritual e essa natureza define sua longevidade. Operações realizadas pela alma e pelo espírito podem provocar resultados parecidos, contudo a diferença esta no quanto dura o efeito de tais operações. As operações realizadas através da alma visam exclusivamente resultados emocionais através, muitas vezes, de manipulações psicológicas onde as pessoas são levadas a reagir de forma orquestrada dentro de uma atmosfera construída de forma a deixar as pessoas susceptíveis ao que for apresentado como verdade. Muitos consideram tais operações como reavivamento, mas o que vemos é que periodicamente há necessidade de realizar o mesmo tipo de operação pois parece que o efeito alcançado foi acabando e se faz necessário uma recarga. Todo o entusiasmo parece desaparecer logo todos estão antes. Apagados e mais uma vez sedentos partem em busca de mais um evento “reavivador”. O grande perigo desse tipo de operação é que logo um caminho é traçado e uma trilha é aberta para ser seguida e reproduzida quantas vezes for necessário para se chegar ao mesmo lugar, e nesse caso, me refiro ao mesmo lugar de fato, uma espécie de volta a um lugar onde já estivemos antes.
A explicação para esse fenômeno é simples. A alma vivente não pode promover vida a outros. Em 1 Coríntios 15:45 vemos Paulo mencionar que o primeiro Adão torou-se alma vivente e o segundo Adão (Cristo), espírito vivificante. A alma tem vida em si mesma. O espírito não só é capaz de viver mas de promover vida aos outros. Por isso Jesus disse eu vim para que tenham vida abundante, ou seja, não apenas vida para vocês mas para dar a outros. Operações da alma tem data de validade a ser expirada e promovem satisfação individual sem poder de ser renovado, vivificados em si.

Por isso devemos buscar operações geradas e produzidas pelo espírito de Deus pois essas operações nos fazem avançar no caminho e sempre nos levam a um nível mais elevado diante do que Deus tem nos proposto. Quando nos referimos a reavivamento, concordo que a vida cristã deve ser uma vida de constante reavivamento. Romanos 12 mais uma vez surge gritando não fiquem conformados mas renovem suas mentes. Por isso creio que não devemos buscar movimentos de avivamento mas sim entrar no processo de REAVIVAMENTO em nossa vida.
Existem etapas a serem seguidas e vividas dentro desse processo de reavivamento em nossa vida. Tomando como exemplo a história de Jacó em Gênesis 35, podemos tirar algumas lições importantes desse processo.
O reavivamento vem para mudar o curso de uma vida. Inicia-se sempre com uma palavra de Deus. “Disse Deus a Jacó: levanta-se, sobe a Betel e habita ali...” Nada funciona ou é estabelecido de forma eterna sem que seja precedido pela Palavra de Deus determinando a sua vontade soberana, e é o lançar dessa palavra que estabelece o realizar da sua vontade entrar nesse processo é dar o primeiro passo para o sucesso em nossa vida. Hoje podemos chamar isso de um momento profético onde a vontade de Deus é revelada e acreditem, fugindo de qualquer tido de modismo, a melhor forma de conhecermos a vontade de Deus é através da sua Palavra, a palavra escrita é a forma mais direta e segura de ouvirmos a voz de Deus. Busque isso.
É preciso abandonar as coisas velhas. Após ouvir Deus falar, “disse Jacó à sua família e a todos os que com ele estavam: lançai fora os deuses estranhos que há no vosso meio, puruficai-vos e mudai as vossas vestes.” Uma atitude de fundamental importância para quem quer viver um verdadeiro avivamento em sua vida. É muito importante se livrar de tudo que vem colaborando para a vida que estamos querendo mudar. Se livrar de deuses estranhos consiste em jogar fora crenças e fundamentos que não estão em concordância com a palavra de Deus, para isso devemos nos limpar e mudar as vestes, a forma como nos apresentamos e como somos vistos. Vestes também são chamadas de hábitos, rotinas que nos identificam em função do que praticamos e vivemos. Conhecemos o trabalho e como pessoas atuam em função de suas vestes. Médicos, policiais, advogados, prostitutas. A forma como se vestem mostra o que fazem. Reavivamento envolve mudança de hábitos.
Há um caminho de obediência em todo o processo de reavivamento. Todos os da família de Jacó, do maio ao menor, entregaram os deuses estrangeiros que estavam entre eles, como podemos ver nos versos 3 e 4. É importante saber que essa obediência nos levará a viver os favores de Deus que fará o que for necessário para que alcancemos não os nossos objetivos, mas os que ele mesmo estabeleceu para nós (verso 5). Muitas vezes esperamos pela nossa liderança e não obedecemos o que nos cabe fazer dentro do processo de reavivamento. Experimentar momentos de êxtase em uma reunião não é garantia de mudança de vida. A mudança de vida é constatada nas nossas atitudes diárias. Uma vida de obediência e em unidade, buscando sempre estar na mesma visão que Deus mostrou.
Dentro desse processo as promessas de Deus são renovadas. Deus reafirma a Jacó o seu compromisso, mas não é uma repetição do que já falou mas sim o estabelecimento de uma aliança que ele, Jacó, passaria a viver de forma irreversível em sua vida. Deus mudou o seu nome (verso 10) para que Jacó, agora Israel, sempre soubesse que sua vida teria um novo significado.
Reavivamento vem acompanhado de uma nova revelação do caráter de Deus para a nossa vida (verso 11). Cada um de nós deve buscar essa experiência individual onde podemos testemunhar do mesmo Deus de uma forma bem peculiar e pessoal. O propósito de Deus para nossa vida é acompanhado de onde iremos fundamentar nossa fé nele para que saibamos que esse Deus que prometeu é perfeitamente capaz de garantir a promessa que fez. Por isso Deus se revelou para Jacó como um Deus Todo-Poderoso.
Reavivamento é o processo de Deus para nos fazer descobrir mais sobre ele e os seus propósitos para nossa vida. Deve ser sempre uma nova porta que nos fará entrar em mais uma etapa rumo ao alvo que esta diante de nós. Deve ser uma qualificação para que possamos enfrentar os desafios debaixo da bênção de Deus e com a convicção de que nossa vida mudou, nossa visão de Deus mudou, e que assim como aconteceu com Jacó, fomos reavivados para multiplicar, frutificar a bênção e a vida de Deus em nós.
Miguel Levy  

Nenhum comentário: