segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Vaso Novo

Miguel Levy

"Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel." Jeremias 18:6

O domínio e soberania de Deus são características que não podemos esquecer. Deus pode fazer tudo o que desejar e atuar onde bem entender. No salmo 115 o salmista reconhece esse fato quando diz: "nos céus esta o meu Deus e tudo faz como lhe apraz". O que não podemos esquecer também é que estava no desejo desse Deus soberanos manisfestar sua Graça salvadora em nossa vida e dessa forma nos permitir uma vida onde somos levados a aprender a viver como Deus deseja e tomarmos desições conscientes de que estaremos agradando a Deus como filhos, movidos por fé e em amor.

Deus nos tirou da condição de simples servos cumpridores de uma lei que nao educava para a condição de filhos amados que apredem a obedecer para manifestar amor.

O texto que destacamos de Jeremias 18 mostra Deus se fazendo entender como o grande responsável por uma nova criação e reformulação de vidas. Como um oleiro que tem todo domínio e poder sobre a massa disofrme em suas mãos. Uma referência do que estaria para acontecer de forma definitiva e, pela graça de Deus, redeniva em nossa vida através de Cristo.

Vemos o apóstolo paulo afirmar em 2 coríntios 5:17 que aqueles que estão em Cristo são novas criaturas, tem uma nova natureza, são novas pessoas. Esse precesso acontece com o novo nascimento produzido quando aceitamos a jesus Cristo como nosso salvador. Nesse ponto, as coisas velhas passam e tudo se faz novo. É o oleiro quebrando o vaso antigo e com uma nova massa, que representa a nova natureza, formando um novo vaso, uma nova criatura um novo homem.

Esse processo já seria maravilhoso se parasse por aí, mas Deus preparou algo melhor. A intençào de Deus não era e nem é a de ficar quebrando vasos repetidas vezes, por isso providenciou que fossemnos refeitos uma vez só mas a partir de uma massa nova. o detalhe importante não esta em desenhar um novo vaso mas sim refazê-lo com uma nova massa. Essa massa tem uma característica fundamental, na verdade um poder especiel de se renovar continuamente justamente para preservar o vaso de ter que ser quebrado novamente. 

Deus, nosso pai, que que todos sejamos sempre vasos novos, atualizados a cada dia e essa renovação é realizada através da mudança e renovação constante da nossa mente. A mente do homem recirado por Deus tem o poder de se renovar constantemente para dessa forma ficar cada vez mais apta e disposta a obedecer a Deus, entender seus propósitos e frutificar segundo a semente que fomos criados. O apóstolo Paulo roga a todos sobre essa necessidade de renovação de mente em Romanos 12. é dessa forma que podemos renovar nosso vaso a cada dia. Através da palavra de Deus que enxertada em nossa vida tem poder para salvar nossa alma (Tiago 1).

A graça salvadora nos ensina a ter uma vida renovada. Na realidade da redenção que nos alcançou o conceito de VASO NOVO mudou. O que antes precisava ser quebrado, hoje basta apenas ser atualizado. Atualizado por uma palavra que se renova a cada manhã. Lendo a Bíblia, meditando em seus ensinamentos e buscando, com a ajuda do Espírito Santo de Deus que habita em nós, aplicar o que temos aprendido, renovando conceitos e culturas em nossa mente implantadas pela cultura do presente século. Dessa forma esrtaremos renovando nossa mente e deixando sempre atualizado o VASO NOVO que foi recriado pelo oleiro com a mesma massa de Cristo.  

Nenhum comentário: