sexta-feira, 15 de abril de 2011

Simão, o Criss Angel de Samaria



No que consegui perceber e absorver do evangelho até hoje, tenho entendido que não há razão para um evangelho que não muda, não transforma, ou como eu prefiro, não refaz uma vida. A pregação do precursor de Jesus, João Batista era focada no arrependimento. Mudança de direção. Deixar um caminho para seguir em outro. É radical, e se não for assim, não há razão de ser para oevangelho de Cristo.
Lendo Atos dos apóstolos, estudando sobre o começo da igreja, podemos encontrar os mesmos porcedimentos e comportamentos que encontramos hoje em nossos dias no que diz respeito ao grande desafio que consiste em uma mudança de vida. Volta e meia estamos nos deparando com pessoas, principalmente as famosas, que ao aceitarem o evangelho e sendo confrontadas com a verdade se vêem em uma encruzilhada onde são pressionadas a tomar uma decisão sobre continuar no caminho que vinham ou seguir o outro, que como sabemos é menos confortável. Largar uma carreira de sucesso, abdicar de certas "facilidades", deixar para trás uma vida de vícios que por tanto tempo pareciam facilitar as conquistas humanas. A solução quase sempre é um caminho intermediário. Paulo foi enfático em Romanos 12 quando insitiu quase que ordenado: "não se conformem com esse mundo, renovemas mentes".
O fato que me chamou atenção foi em Atos 8, onde vemos o caso do então famoso mágico e ilusionista Simão, uma espécie de Criss Angel da época. Um mindfreak de Samaria. Um sujeito acostumado com manipulações, notoriedade e que certamente usava o poder da alma para realizar operações prodigiosas ao ponto de iludir o povo, que o via como um homem que tinha o poder de Deus, que eles chamavam de o Grande Poder. O impressionante, é que o povo de Samaria recebeu a Palavra de Deus, e eu imagino quão consistente deveria ser a forma como Filipe pregava, com demonstração do poder de Deus de forma tal que levou o Criss Simão Angel a abraçar a fé. A Bíblia diz que ele passou a acompanhar Filipe extasiado com o que via.
Por mim já me dava por satisfeito. A pregação do evangelho de Cristo com manifestação do Poder de Deus chamou a atenção de um mindfreak, mas esse experiente ilusionista e manipulador de mentes ainda estaria por ver o que faria ressuscitar o seu lado mais humano. O que aconteceu foi que Pedro e João foram de Jerusalém dar um apôio a Filipe e até então inguém em Samaria havia sido batizado com Espírito Santo, foi quando Pedro e João começaram a impor as mãos nos irmãos e eles recebiam o Espírito Santo.
Simão Angel ao ver isso deve ter se imaginado operando daquela forma. Mas como? Qual é o truque? Como se faz? Um novo convertido pouco discipulado só poderia usar as armas que conhecia, no seu caso, comprar conhecimento. Mas logo com quem ele foi negociar... com Pedro.
O importante para nós, cristãos, é termos consciência do fato de que aceitar o evangelho é apenas a porta para a longa caminhada que teremos e que enquanto isso, estaremos em um processo de aperfeiçoamento de nossa vida, sicando assim sujeitos a todos os tipos de tentações. Precisamos aceitar que nosso Deus é exclusivo  e que o resumo total do evangelho foi definido por João da forma mais simples, explicativa e didática: Deus é luz, e não há nele treva alguma (1 Jo 1). Não há como andar com Deus que é luz e nas trevas. Não tem como adaptar a vida de pecado com a vida de santidade que Deus quer para nós. Evangelho é novidade de vida, arrependimento, novos hábitos, uma nova cultura a ser implantada e aprendida por cada um novo cristão. Por isso a graça se revelou salvadora, quando nos ensina a viver de uma forma diferente da que viviamos quando estavamos nas trevas (Tit 2:12). Por isso Paulo na carta aos Efésios exortou a santidade dizendo: aquele que furtava, não furte mais, trabalhe; aquele que mentia, não minta, mas transmita graça aos que ouvem. Isso é mudança de caminho, arrependimento. Nova vida.
Precisamos acreditar que o evangelho não precisa de ajustes nem de adaptações e que quando pregado com autoridade e acompanhado manifestações do poder de Deus pelo seu Espírito, até os homens mais acostumados e preparados para iludir e manipular mentes irão se render e abraçar a fé. Assim como o Simão, o Criss Angel de Samaria.
Miguel Levy


Um comentário:

Pr. Wendell Costa disse...

Muito boa a palavra... tap, tap (tapinha nas costas)!
Hoje em dia há muitos Criss Angel's que tentam manipular (não com mágica) a Palavra do Senhor para tentar obter vantagens e levar o rebanho de Deus a erro.
Importante é sermos como os judeus de Beréia: analisar para ver se estas coisas que estão sendo pregadas estão realmente nas Escrituras.
Um abraço ao irmão Levy. Paz a todo o povo de Deus.
---
JESUS ESTÁ VOLTANDO, você está PREPARADO?