quarta-feira, 1 de junho de 2011

Família. A melhor expressão de Deus na Terra



Miguel Levy

Após anos e séculos de existência, o homem tem visto muita coisa ir e vir, iniciar e se acabar. Conceitos são superados por novas teorias e parece que todas as coisas são até o dia em que surge uma eveidência que prove o contrário. No entanto, existem algumas coisas, poucas, que permanecem e tem se mantido intactas atravessando gerações. Não coincidentemente essas poucas coisas estão ligadas ou emanam diretamente de Deus. Somos levados a não crer apenas, mas a constatar que realmente podem passar os céus e a terra, mas aquilo que Deus estabeleceu pela sua palavra, não passará. 

O fato é que os propósitos de Deus não falham, todos se cumprem. O principal deles, ou pelo menos o mais evidente propósito de Deus foi o de se revelar ao mundo. Se fazer conhecer. Deus não buscou ou procurou, ele não precisa disso, mas estabeleceu uma forma de se expressar, se comunicar se revelar como criador a tudo o que criou.

Após criar todas as coisas na terra, Deus criou o homem segundo a sua imágem e semelhança (Gen1:26), vemos que o interesse de Deus não era apenas revelar a sua imagem mas também a sua forma de ser, seu caráter, sentimentos, atributos, comportamento. Estava disposto a revelar todas as suas características nesse homem que estava sendo formado. Entendemos que nesse homem poderiamos ser comunicados sobre esse Deus em sua forma mais ampla possível. O que seria do interesse de Deus em revelar ele o faria através do homem.
Logo vemos o Adão, formado e atuando proativamente dominando toda a criação. É nossa primeira lição para aprendermos como Deus é. Ativo, produtivo, forte, um ser capaz de gerar resultados e acima de tudo um ser semeador. A principal característica do homem Adão. Aquele que semeia e dessa forma representa todo o potencial infinito de vida existente em uma semente. Deus é assim.

Após a primeira lição Deus, o mais interessado nesse curso, preparou o segundo capítudo de seu projeto de auto revelação. Faltava alguma coisa de Deus que o homem Adão por nunca conseguiria expressar. Deus não havia colocado tudo em Adão. Então Deus disse: "não é bom que o homem seja só" e formou a muher a partir do homem Adão. Um ser totalmente diferente que aparentemente era outra coisa e por força de nossa linguagem de comunicação quase corremos o risco de acreditar que o propósito de Deus ja havia sido alcançado em Adão e que a mulher seria apenas uma coadjuvante no porcesso de revelação de Deus ao mundo. Na mulher encontramos um amor inexplicável, a extrema capacidade de se sacrificar pelos filhos, a ternura, proteção e o poder de fazer germinar a semente do homem e dessa forma tranformar em realidade todo o potencial de vida existente na semente.

Com um pouco mais de paciência chegaremos ao ponto central. O propósito de Deus não foi concluido em Adão. quando disse façamos o homem segundo a nossa imagem e semelhança, Deus estava se referindo a um homem que o expressaria de maneira completa, mas não de forma individual. Deus entendeu que deveria setorizar suas características e atributos colocando uma parte no homem (macho) Adão e outra parte no homem (fêmea) Eva. Mas antes da polêmica vamos a Gênesis 5: "No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez; homem e mulher os criou e os abençoou, e lhes chamou pelo nome de Adão". Fica claro que o processo não estava concluido em Adão e que Eva é parte do processo que completaria mais esse homem que seria a imagem e semelhança de Deus.

Macho e fêmea se completam formando a semelhança do Deus que os criou. Entendemos que podemos encontrar em Deus características inirentes ao homem Adão assim como encontradas em Eva. Adão encontraria em Eva uma parte do homem que ele não conhece e nem de longe poderia expressar. 

Mas os propósitos de Deus não são estáticos, estagnados e sempre cooperam para iniciar processos que geram e promovem vida. Para Deus, árvore boa é árvore que dá frutos. Então Deus abençoou o homem (Adão e Eva, macho e fêmea) e disse dêem frutos, multipliquem, promovam vida, encham a terra, tenham filhos.
Estava formada a primeira, básica e fundamental estrutura formada pelo homem, agora completo, que seria responsável por expressar na terra a imagem e semelhança de Deus. O homem setorizado em macho, fêmea e fruto. Pai, mãe e filhos. Três pontos estáveis que formam um plano básico chamado FAMÍLIA, que eu chamaria de FPD, família no padrão de Deus.
Agora sim, as características e atributos de Deus não só poderiam ser expressos como testados, experimentados, desenvolvidos e vividos. NUnca Deus poderá ser representado individualmente. Nem só no macho, nem só na mulher e nem só nos dois, ainda precisavam ter alguém para cuidar completando assim tudo o que seria necessário para utilizar todos os recursos do caráter de Deus distribuidos em macho e fêmea.
Na família (FPD) temos oprtunidades singulares de expressar Deus como em nenhuma outra estrutura conhecida. Semear,  germinar, fazer crescer, gerar vida, cuidar, forjar caráter, educar, corrigir, suportar, magoar, perdoar, ensinar, ajudar, perdoar novamente, ofertar, preparar, enviar, depender, prover, ser provido, proteger e ser protegido, receber e acima de tudo amar. Amar muito.

Pessoalmente, só passei a entender melhor esse Deus de pois de que casei, e melhor ainda depois que me tornei pai. Aí sim entendi muita coisa. Aprendi que por mais esforçada que uma mãe seja ela nunca poderá sozinha revelar ao filho os atributos de um pai. Que um pai por melhor que seja poderá suprir e alimentar seus filhos, mas sozinho nunca poderá amamentá-los. Os dois são necessários para forjar o caráter de Deus em seus filhos.Aprendi que filhos ensinam aos pais como é ser filho e isso nos posiciona melhor diante de Deus, o Pai. Aprendi, em duras lições, que existe um amor que é revelado só na família. O "storge", o amor fraternal, que pormove unidade e não deixa que a família se esfacele em tempos difíceis.

Cada família (FPD) é a mehor forma de expressar Deus na terra. Outros tipos de família podem até ser cogitados, ensaiados ou experimentados, mas temos plena convicção de que essa família que foi formada a aprtir de uma determinação de Deus (Gen 1:26) no sentido de se fazer expressar de maneira mais completa, não será abalada por qualquer força deste ou de outro mundo. Deus é esponsável por ela. Isso basta.

Sabemos que em nossa sociedade é cada vez maior o incentivo a formas alternativas de vida, procriação e principalmene de criação dos filhos, mas entendemos que há formas boas, agradáveis e perfeitas. Deus nos apresenta como padrão as formas perfeitas e é isso que devemos buscar. Renovando nossa mente (Rom 12) devemos manter firme nossa confissão sobre o que a bíblia nos orienta e rumo ao nossoalvo, deveos cumprir o nosso objetivo, assim como Cristo, ser a revelação visível do Deus invisível na terra (Col 1) e a família... é a melhor expressão de Deus na Terra.

Nenhum comentário: