quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

SAL DA TERRA



É muito comum encontrarmos pessoas sedentas em realizar a obra de Deus buscando de alguma forma se encaixar em um ministério que lhe permita ser útil no reino de Deus. Essa busca muitas vezes se estende por anos e não é incomum encontrarmos pessoas até um pouco decepcionadas por ainda não terem encontrado sua utilidade na obra de Deus.
A grandiosidade de Deus e sua importância muitas vezes nos leva a pensar que por ser assim ele é um ser complicado e que as coisas relacionadas a Deus são difíceis. É um grande engano. Deus veio facilitar as coisas para nós, mesmo quando isso esta relacionado a nossa função na terra.
Quando Jesus falou aos seus discípulos em Mateus 5:13, ele foi mais uma vez muito direto e simples ao falar nobre sosso ministério na terra. Ele disse: “Vocês SÃO o SAL DA TERRA, mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens”.
A primeira coisa bastante clara nessa afirmação é que Jesus diz: “VOCÊS SÃO”. Não fica nada pendente para ainda ser resolvido. Não é necessário a confirmação de Deus, imposição de mãos, profecia ou qualquer outra forma de ratificar o que já estava determinado. Muitas vezes perdemos muito tempo buscando algum outro tipo de comissionamento além do que já recebemos diretamente de Deus através da sua palavra. Não cremos na palavra de Deus quando nos diz simplesmente ide..., seja..., ame..., perdoe... Somos tentados a dar crédito a coisas enigmáticas, misteriosas, místicas. Não encaramos o sobrenatural de Deus como algo claro e evidente. Deus é luz e nele não há qualquer tipo de trevas, sombras. E isso diz respeito aos seus planos e modo de se expressar. Deus primeiro nos fez ser para que pudéssemos fazer. Nesse caso, ele nos fez sal para que pudéssemos salgar e dar sabor a vida na terra.
Um tempero simples e invisível, talvez seja o que ninguém jamais pensou em ser quando se fala de servir a Deus. A busca por notoriedade pode nos desviar do propósito que Deus tem para nós. Não precisamos ser vistos no mundo, precisamos que sintam nossa falta no mundo. Davi ainda não era o rei, mas era a sua presença que trazia paz ao coração de Saul. Oramos pedindo a Deus que nos coloque em lugares importantes, de destaque e liderança em nosso trabalho, mas dificilmente nos preocupamos em saber se estamos sendo o tempero que nosso ambiente de trabalho precisa para se tornar um lugar harmonioso, cheio de paz e amor por nossa interferência ao ponto de sentirem nossa falta quando estamos ausentes. Por mais bonito e bem apresentável que esteja um banquete, ele só será realmente completo se tiver um bom tempero dando sabor a tudo.
Enquanto lutamos para ser representativos e notados na sociedade ocupando os lugares mais visíveis, podemos estar deixando de ser o que somos, perdendo nossa essência. Um uma mesa, por maior que sejam os pratos e bandejas de comida, todos irão procurar os pequenos recipientes onde estão os temperos que irão dar sabor aos pratos.
Deus nos chamou para darmos sabor ao mundo em que vivemos. Para tornar sustentável a sociedade que se apresenta em vitrines tentando seduzir com formas a insipidez da vida sem tempero do mundo.

Jesus veio sem beleza e sem formosura (Isa 53:2). Em uma vitrine ele jamais seria desejado ou atrairia alguém. Mas todos os que experimentaram a doçura de suas palavras, o sabor de sua companhia, descobriram o prazer de viver a vida de Deus e não o deixaram mais. Pedro ainda afirmou: “Para quem iremos? Tu tens a Palavra de vida eterna” (Joa 6:68).Assim como o sal não tem finalidade se perder o seu sabor, da mesma forma nós, cristãos, não temos utilidade se não cumprirmos o nosso papel no mundo. Não servimos para enfeite ou peça de decoração. Se não fazemos diferença onde vivemos e se o mundo não sente falta do sabor que deveríamos dar a vida, serviremos apenas para sermos humilhados e pisados (Mat 5:13). Devemos crer naquilo que a Bíblia diz a nosso respeito e cumprir o propósito para o que fomos criados. Que possamos ser sal com sabor.

Nenhum comentário: