domingo, 13 de janeiro de 2008

RECEBEDOR OU LIGADOR?

Há algum tempo, uma empresa de telefonia móvel promoveu uma campanha com o mote de transformar um RECEBEDOR em um LIGADOR. Considerei muito importante o enfoque de buscar mudar o perfil de seus clientes, onde muitos se mantinham na condição de recebedores de ligações, mesmo quando o assunto era de seu interesse.

É claro que podemos fazer um paralelo com a nossa vida cristã. Nunca poderia perder essa oportunidade diante de tantos exemplos que podemos ver a cada dia. CRISTÃOS RECEBEDORES, ou simplesmente RECEBEDORES, uma vez que o cristão não consegue existir restrito a essa prática, de apenas receber.
Na carta aos hebreus (11:6), o escritor afirma que DEUS É um Deus recompensador, galardoador, um Deus que tem a característica de dar, doar, ofertar. Esse é o Deus que tem se revelado a nós, e tem se revelado para que possamos ver nEle características que devem existir em nós, seus filhos, uma vez que fomos feitos de acordo com sua imagem e semelhança.

A religião de uma maneira geral apresentou uma forma estranha de humildade confundindo humildade com fragilidade, miséria ou fraqueza de uma forma mais abrangente e são esses "humildes" que encontrarão Deus com maior facilidade. Associando essa idéia a pouca vontade das pessoas em buscar o pleno conhecimento de Deus, uma vez que isso envolve tempo de leitura e meditação na palavra de Deus, amadurecimento e consequentemente acúmulo de responsabilidade, muitos, muitos mesmo, preferem se esconder por traz dessa falsa capa de humildade na busca de Deus.
É bastante cômoda a posição dos recebedores uma vez que concentramos nossos esforços apenas no sentido de apresentar nossas necessidades para que outros, os ligadores, se mobilizem em nossa direção para suprir nossas demandas. Em função disso, é criada uma cultura paralela a que deveria ser a única. Muitos já mudaram o vocabulário e o próprio comportamento. Quando um recebedor que falar com alguém ele não diz simplesmente: “eu te ligo”, ele diz: “eu te dou um toque”. É estranho, mas é assim que muitos cristãos vivem. Dando “toques”. Dão “toques” para os irmãos na congregação pedindo muitas vezes que “liguem” para Deus por eles ou passam mensagens a tantos quanto podem pedindo um retorno. Em muitos casos, vemos pessoas que continuam sendo apenas RECEBEDORES não por falta de condição, mas por puro comodismo ou até mesmo exploração mesmo. É comum encontrarmos pessoas que compram os aparelhos de celular mais caros do mercado e permanecem alegando falta de condição para se tornar também LIGADORES.
Parece que tudo isso é uma brincadeira, mas é a pura verdade. Deus nos fez LIGADORES. Deus nos fez ABENÇOADORES, Deus nos fez FRUTIFICADORES. QUANDO Jesus afirmou que havia nos chamado para que déssemos frutos (Jo 15:16), ele estava declarando de forma muito clara qual é o nosso papel, o propósito de nosso chamado. Somos RECEBEDORES sim, pois uma vez recebemos de Deus a graça salvadora (Tit 2:11) e por essa graça temos aprendido a viver como FRUTIFICADORES, ou LIGADORES para continuar com nossa analogia inicial.
Essa é a característica do cristão, estar disponível a ser oferta em primeiro lugar e para isso não precisamos de mais nada além do que já recebemos de Deus. Em Mateus 5:13 Jesus disse vocês SÃO o salda terra e a luz do mundo. Não precisamos fazer nada além daquilo para o que fomos criados. Se fugimos desse propósito de dar sabor, de ser luz, de dar frutos, para nada mais teremos serventia no reino de Deus e no mundo em que vivemos se não para sermos humilhados e pisados pelos homens (Mat 5:13).
O que Deus nos deu ele não irá tomar de volta. Temos o potencial em nossa vida, chamada não sem propósito de vida abundante, de sermos não apenas RECEBEDORES, mas LIGADORES. Sim ligadores, aqueles que não estão ocupados apenas em estarem ligados com Deus, mas principalmente por já estarem ligados, reconciliados com Deus podermos ser os LIGADORES que irão ligar os homens com Deus (2 Cor 519). É dessa forma que poderemos interagir com as pessoas que precisam ser alcançadas e assim poder expressar e revelar todo o amor e a graça de Deus aos homens.
Resta-nos apenas decidir o que desejamos ser RECEBEDORES ou LIGADORES?
Miguel Levy

Nenhum comentário: