sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

O PODER DE SER



O PODER DE SER

Paulo quando se refere aos valores do cristianismo, mensiona que devemos atentar mais para as coisas invisíveis, que são eternas, do que para as visíveis, que são passageiras. Que devemos olhar para o que nos espera, que não vemos, e não para o que passou, que já vimos. Ainda afirma que fé consiste em esperar o que não se vê, que é eterno, e não no que se vê. Pois a esperança que se vê não é esperança uma vez que já é realidade. São valores que devem cada vez mais ocupar lugar em nossa mente para que possamos experimentar a plenitude da perfeita vontade de Deus para as nossas vidas.

A Bíblia, por sua vez, é bastante clara quando mostra o que espera por aqueles que receberem o evangelho de Jesus. Em João 1:12, a Palavra diz que os que receberam a Jesus e creram no seu nome a esses foi dados o PODER DE SEREM feitos filhos de Deus. Aparentemente, passando rápido parece que não estamos diante de algo considerável. Parece que podemos encontrar esse tipo de coisa com facilidade no mundo. Mas não é bem assim. O que podemos encontrar com facilidades são as ofertas do inimigo tentando confundir o homem sempre usando coisas muito parecidas com as de Deus.

As ofertas do mundo são visíveis e por isso passageiras. Deus através de Jesus veio trazer uma oportunidade de transformação eterna e permanente ao homem.

Vemos a humanidade seduzida pelas ofertas do Diabo que ilude o homem com o PODER DE ESTAR e não de SER. Talvez para nós, em nosso idioma seja até mais fácil de entender isso.

No mundo existem poucos lugares para serem conquistados, preenchidos e com muito custo mantidos. O melhor do mundo no futebol, o campeão mundial de boxe, o dono da maior fortuna do mundo, a mais bela modelo, o pop star mais bem pago, o homem do ano, e tantos outros títulos que são cobiçados em suas categorias. Seja no esporte, no mundo empresarial, ou em qualquer outro segmento. O que vemos são vagas temporárias a serem preenchidas. O homem natural, aquele que discerne as coisas naturais, busca pelo PODER DE ESTAR, acreditando que estando ele é. A busca por essa posição gera uma expectativa em torno de estar no topo, acreditando-se que lá, no topo da montanha, na crista da onda, a satisfação plena será encontrada. Nessa busca muitas negociações são feitas e o caráter de muitos infelizmente é corrompido. A dureza da realidade só é percebida quando se chega ao topo, e são poucos os que conseguem, e chegando lá percebem que não encontram uma planície onde muitos poderão agora desfrutar de estar lá no topo para fazer valer todo o esforço e preço pago na subida. A realidade é percebida quando alguém grita: “a fila esta andando!” e agora o homem é pressionado para o outro lado da montanha, onde a decida rumo ao vale é o caminho mais óbvio. Nesse momento, agora com muito mais pressão, percebe-se que o esforço para subir foi muito pequeno comparado ao esforço para não descer, até porque anestesiado pela ilusão as dores da subida são mais toleráveis. Daí a frase popularmente conhecida “o difícil não é conquistar, é manter a conquista”.

A busca pelo estar consome a vida do homem natural que por não saber quem é acredita que estando em lugares de destaque, poderá mostrar a si mesmo e aos outros o que ele acredita ser.
Esse homem é cego, ou na melhor das hipóteses muito míope pois não discerne todas as coisas.

A Bíblia diz que o homem espiritual discerne todas as coisas e pode entender os planos de Deus e todos os seus mistérios, tendo a revelação plena de Deus invisível.

Todo aquele que recebe a Jesus também recebe o PODER DE SER filho de Deus. Quem é, é para sempre. Jesus não veio mudar a nossa situação de escravos do pecado, prisioneiros do diabo. Ele veio mudar a nossa condição de mortos para vivos, devedores para justificados, pecadores para redimidos e perdoados, de escravos do diabo para filhos de Deus.

Esse PODER DE SER nos assegura privilégios de filhos em qualquer lugar que possamos estar. As dádivas de Deus são irrevogáveis. O seu plano de salvação é eterno. Não tem prazo de validade nem dura uma temporada e nem precisa ser defendido a cada nova temporada.

O PODER DE SER é o que Jesus conquistou para todos nós na cruz. O poder de ser filho, assim como ele, com todas as possibilidades de manifestar a glória de Deus e revelar o seu amor como filhos amados. Ele nos deu poder para isso, o PODER DE SER.
Miguel Levy

Nenhum comentário: