quinta-feira, 24 de março de 2011

Wolverine X Jesus


O que é mais fácil de viver. O espetacular ou o sobrenatural? Nossa vida cristã pode ser conduzida por esses caminhos. Muitos buscam viver o espetacular, o extraordinário. A idéia de que Jesus veio a terra fazer coisas mirabolantes e extraordinárias tem sido a tônica de muitos que buscam no espetáculo a continuidade e divulgação do evangelho. Na incansável luta por atrair cada vez um número maior de pessoas foi criado um caminho perigoso que conduz as pessoas ao espetacular mundo do evangelho prodigioso, onde tudo pode acontecer incluindo fenômenos até bizarros e exatamente por isso juntam sempre um grande número de espectadores. As pessoas não são atraídas por Jesus, mas sim pelos acontecimentos extraordinários como curas performáticas e sessões de exorcismo cinematográficas.

Creio que é uma forma equivocada de mostrar o amor de Deus ao homem. É fato que Jesus exerceu o seu ministério com demonstração do poder de Deus que operava nele, contudo, Jesus nunca se utilizou de seu poder em realizar milagres como isca para aglomerar multidões. O seu foco sempre esteve em anunciar o reio de Deus ao homem, que até o momento só via em Deus um ser poderoso que o livrava dos inimigos e dava garantia de vida na terra. Alguns fatos espetaculares aconteceram até então. Atravessar o Mar Vermelho, colunas de fogo no deserto, chuva de aves do céu, a queda das muralhas de Jericó. Podemos considerar que vários acontecimentos extraordinários e espetaculares foram presenciados por um povo que precisava voltar a sua atenção para Deus. Agora, Jesus veio mostrar de uma maneira mais madura o propósito de Deus para o homem, que já apresentado a esse Deus deveria viver não em função de espetáculos mas de forma sobrenatural.

Viver o natural, ser humano, continuar sendo gente parece ser o grande desafio de muitos cristãos que buscam a cada dia uma forma extraordinária de se apresentar ou de apresentar Deus. O exemplo de Jesus é a maior prova de como Deus deseja que vivamos. Não havia alteração em sua aparência, em seu porte físico, em sua forma de se locomover. Ele poderia facilmente ser confundido na multidão. Era um homem natural que vivia de forma sobrenatural, ou seja, diante das mesmas circunstâncias ele respondia diferente, mesmo sendo humano como todos nós.

A capacidade de reação de Jesus demonstrava que ele não veio para dar espetáculo mas para naturalizar o espiritual. Ele poderia ter se desenvolvido mais rápido do que qualquer pessoa, assim como vemos nos filmes, para se tornar logo adulto. Mas isso não aconteceu, ele passou por todas as etapas da infância e juventude. Venceu como homem cada desafio, porém sem se corromper. Nada de porções mágicas ou rituais secretos. Apenas viveu o que o Pai o orientou. Se alimentou de obediência (Joa 4) como qualquer um de nós pode fazer.

Dessa forma os que o seguiam o faziam por acreditar na viabilidade do que ele ensinava. Não o seguiam apenas para ver mais um espetáculo de milagres e proezas. Jesus ensinou a sua vida aos seus discípulos, nos deu poder e autoridade e nos comissionou a fazer as mesmas coisas. Viver de forma sobrenatural.

Seria muito mais fácil conseguir admiradores se sua vida fosse extraordinariamente espetacular. Fico imaginando se Jesus fosse como o Wolverine, da série X-MAN. Poderes de se regenerar a cada ferimento, estrutura física indestrutível. Durante todo o processo que antecedeu a sua morte na cruz teríamos resultados bem diferentes. Imaginem quantas tentativas de cravar uma coroa de espinhos em um crânio impenetrável. Pensem na fila de carrascos se revesando para aplicar um castigo em Jesus enquanto suas costas se regeneravam a cada chicotada levando a exaustão os seus algozes. Ou mesmo como conseguiriam pregá-lo com cravos de ferro que se contorciam diante da resistência de seus músculos até que o próprio Jesus, para cumprir as escrituras se auto destruía para salvar a humanidade. Seria um grande espetáculo. Contudo, nada disso aconteceu. Jesus viveu como homem natural cada um daqueles momentos e sentiu cada infortúnio e dor a ele causado. Sua pele rasgou de verdade, o sangue não era cenográfico, sua vida fugia de seu corpo a cada ataque que sofria. Ele viveu de forma sobrenatural todos os momento da sua vida até a sua morte na cruz.

É dessa forma que devemos buscar viver o evangelho. De forma sobrenatural. A maneira de Deus para superarmos nossos desafios diários. Continuando como humanos sujeitos a todas as tentações mas aprendendo a não ceder. Podendo gritar de dor, mas não blasfemar. Tendo momentos de tristeza, angústia, mas sem se deixar vencer. Lamentando perdas, mas seguindo em frente.

Esse é o grande desafio. Vencer como homem. Aí esta o mérito de Jesus ao nos mostrar que é possível viver o sobrenatural de Deus aqui como homens sem precisar ser super-heróis. Por isso entre Wolverine e Jesus... eu sou mais Jesus.

Miguel Levy



Nenhum comentário: