segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Evangelho é Aprendizado


Miguel Levy

Uma grande ilusão é pregar um evangelho de resultados, de efeitos instantâneos que uma vez "aceito" faz com que todas as coisas ruins e dificuldades da vida desapareçam, assim como que por um passe de mágica pudesse fazer sumir todas as mazelas e deformações em nosso caráter. Grande ilusão que pode provocar um efeito reverso a tudo o que o evangelho se propõe a fazer na vida de quem deseja viver o propósito de Deus.
Jesus, o Cristo, veio nos dar a grande lição sobre como devemos encarar e praticar o evangelho da cruz. Confirmando a mensagem do Pai desde a criação do mundo, Jesus veio mostrar de uma vez por todas que o evangelho é um processo pedagógico que nos ensina uma nova cultura de vida onde temos o grande desafio de viver em função de pormover salvação e fazer o que for possível para comunicar essa mensagem.

Não é por acaso que temos o apóstolo Paulo constantemente nos alertandoem suas cartas que devmeos viver em reciclágem constante de nossos pensamentos, pois dessa forma iremos aos poucos aprendendo a cultura do evangelho. Renovamção de mente é a tônica em Romanos 12. Tudo isso nos leva a crer em um processo de aprendizado. Em Tiago 1 também temos um exemplo de que a salvação de nossa alma não é resultado de um processo instantâneo, mas sim de uma vida de renovação, mudança de conceitos estabelecidos pelo mundo que levam a impureza e maldade pela Palavra de Deus através de uma prática diária e constante.

A grande verdade é que o evangelho tem por objetivo preparar o homem para viver os propósitos de Deus e dessa forma manter cada vez mais forte o relacionamento entre Deus e o homem. Para isso Cristo veio ser revelado a todos. Quando olhamos por esse prisma, o que vemos do outro lado é apenas uma luz que nos leva semrpe a realizar a vontade do Pai.

O grande interesse de Deus em nos fazer aprender é revelado de forma definitiva em Jesus que veio nos ensinar que quem ama vai até as últimas consequencias para ensinar o que é amor. Não se priva de usar os recursos mais extremos para que a lição seja bem entendida por todos.

Falar que o pecado, a desobediêncioa a Deus, provocam o afastamento do homem da presença de Deus e que essa ruptura na comunhão com o Pai é fatal para o homem parece que não vinha sendo bem entendida pela humanidade durante toda a sua existência. O homem continuava desobedecer a Deus e colocar em risco o tão precioso relacionamento com o Pai. 

Algumas aulas foram dadas por juizes, profetas que se utilizaram de recursos figurativos como ferramentas didáticas para que o homem pudesse entender a mensagem por anos. Vemos isso através de tantas tipificações, como sacrifícios de animais, estrutura do tabernáculo. Tudo apontava para um único objetivo: Revelar o amor de Deus.

Ao sacrificar animais por causa da desobediência Deus estava mostrando de uma forma figurada que esse seria o destino do homem em função do pecado. Todos aqueles animais estavam morrendo por cauca do pecado dos homens. Alição era: O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE.

A lição foi banalizada, a mensagem não estava sendo entendida. O próprio Jesus veio dar a aula e resumiu tudo em um discurso bem direto. - Se vocês tiverem pecado na vida de vocês com certeza vocês morrerão e esse pecado irá cortar o relacionamento de Deus com vocês. Vocês ficarão sozinhos e essa é a pior parte. Como vocês estão morrendo sem entender a mensagem, eu vou mostrar como funciona de uma forma bem prática.

Jesus levou todos para o laboratório chamado Calvário, alí recebeu (sem merecer) uma dose cavalar de pecado. Ao receber os pecados do homem o relacionamento com o Pai foi cortado, ele expressou essa angústia aos alunos de forma clara quando disse: "Porque me abandonastes?"; essa dose de pecados o levou a morte e ao inferno.

Que aula! Deu para todo mundo entender? Então quem entendeu faça o mesmo. Transmita a mesma lição aos outros menos favorecidos de entendimento.

Essa é a grande lição que devemos aprender. Entender que quando alguém ñão entende a mensagem que estamos tentando passar é nossa a responsabilidade de se fazer entender. Desistimos de muitas pessoas nos justificando que não vemos mudanças em suas vidas, mas a mudança só começa a acontecer após a mensagem de salvação ser entendida completamente. Nós temos o poder de mudar para alcançar quem precisa ser salvo. O homem que vive no pecado esta em trevas, com os olhos vendados e com muita distração ao seu redor. O que fazer para chamar sua atenção para a cruz para que a lição seja dada é a grande questão. Uma forma eficiente é subir na cruz e falar de lá. Talvez para nós... só falte isso.

Nenhum comentário: