sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

VIDA PLENA



Quando Jesus veio ao mundo, ele não veio apenas para ser mais um personagem na história que iria de alguma forma influenciar a vida das pessoas no seu modo de agir, provocando modificações comportamentais somente. Além de influenciar vidas ele veio com o propósito de ser vida. Certo de sua natureza ele teve a coragem de fazer uma das afirmações mais fortes que tenho conhecimento quando disse: “eu sou a ressurreição e A VIDA. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (Jo 11:25) ou ainda: “eu sou o caminho, a verdade e A VIDA” (Jo 14:6). Nunca ninguém jamais ousou ir tão longe sem o menor receio de ser decepcionado. Jesus sabia que poderia ser confrontado em suas afirmações e esse tempo não estava longe.

Quando falamos de VIDA, talvez ainda possamos pensar associando a um conceito mais comum, uma vez que todos nós, de uma forma ou de outra, podemos testemunhar a respeito de vida. Mas Jesus não poderia vir se revelar ao mundo usando um conceito comum e por isso não falava de uma vida comum. Em João 10:10 ele disse: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância”. Ai esta a diferença. Jesus veio nos oportunizar a experimentar a VIDA PLENA, a vida que Deus planejou para nós, e Jesus tinha essa vida, melhor ainda, ele a tinha de sobra, em abundância.

Jesus veio mostrar ao mundo o que é ter uma VIDA PLENA. Em primeiro lugar, porque ele tinha VIDA PLENA, ele não precisava se poupar. A convicção da vida que ele tinha o fazia viver intensamente cada momento buscando alcançar os objetivos do seu Pai. Vemos isso quando o encontramos com fome junto com os discípulos e mesmo assim não colocava suas prioridades pessoais, comuns a nossa vida, sobre as prioridades do Pai (Jo 4:31-34). Jesus se deslocava até as pessoas, ele gastava tempo com as pessoas ensinando, ouvindo, compartilhando tudo o que tinha. Na verdade, ele não retinha nada. Reter é um verbo que não é conjugado nem vivido por quem tem VIDA PLENA. Jesus não tinha interesse reter as bênçãos que tinha, muito pelo contrário ele se esvaziou do início ao fim do seu ministério na Terra. Para ser homem, se esvaziou da forma de Deus (Fil 2:7) para ser semelhante a nós e dessa forma poder nos alcançar e revelar o plano de Deus a humanidade. E sendo homem se esvaziou da própria vida (Mar 15:37) para revelar ao mundo o Cristo que quis ser oferta por todos os homens.

A VIDA PLENA, que supera o poder da morte, que não se limita as condições de existência humana, e que confere a nós, homens, a mesma condição de vida que havia em Jesus, uma vez que ele veio nos disponibilizar essa VIDA PLENA e abundante, para que pudéssemos, assim como ele, não reter a vida que temos mas antes deveríamos entregar buscando a salvação de outros que assim como nós um dia fomos alcançados e fomos salvos do medo da morte, do orgulho e da ganância que nos prendia a nós mesmos, e uma vez salvos nos tornamos livres para assim como Cristo podermos viver plenamente a vida que Deus preparou para nós. Deus através de Jesus nos deu VIDA PLENA, vida abundante. Vida suficiente para nós e para ou outros.

Miguel Levy

Nenhum comentário: