segunda-feira, 17 de novembro de 2008

QUEM ESTÁ NO CONTROLE??



É comum a todos nós cristãos afirmarmos que Deus esta no controle de tudo em nossa vida. Que ele é senhor absoluto e é soberano. Costumamos ser bem enfáticos a esse respeito. Mas quando medito sobre isso, sou obrigado a confrontar minhas declarações com minhas atitudes, falo por mim, quando muitas e muitas vezes me pego elaborando planos, projetos, traçando caminhos e desenvolvendo estratégias que demandam bastante tempo, e quando tudo está pronto, simplesmente me encho de “humildade” para “apresentar tudo a Deus”. A grande pergunta que faço, a mim mesmo, é claro, é a seguinte: Para que eu faço isso? Qual a finalidade real de apresentar tudo a Deus? O que esta em meu coração, qual o motivo que me leva a fazer isso, de verdade? Estou buscando aprovação ou simplesmente cumplicidade?



Em Provérbios de Salomão vemos o sábio afirmar que “o homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem de Deus”. Se os planos do homem podem ser falhos e a palavra que sai da boca de Deus nunca falha, então porque nos aventuramos a planejar primeiro? É difícil entender como podemos deixar passar detalhes tão importantes que até mesmo a lógica humana confirma como melhor opção para remirmos o tempo e pouparmos trabalho em nossa vida. Afirmamos que Deus é soberano, mas reservamos a maior parte do tempo que temos em elaborar nossos planos, e no final apresentamos a Deus por que? Para pedir aprovação ou para tentar viabilizar a través de Deus a nossa idéia? Por que nos arriscamos em errar se sabemos que o certo vem de Deus, que nós afirmamos ser soberano? Se ele é soberano então os planos e tudo o mais deveria vir dele.
O apóstolo Paulo afirmou que o inimigo tem procurado dificultar a nossa visão para que não entendamos os propósitos e desígnios de Deus para a nossa vida. É visível como nossa visão é obscurecida pelo egoísmo e ganância ao ponto de ignorarmos o lógico em função de nossa vaidade humana. Deus é poderoso para “abençoar” os meus planos, realizar os meus sonhos. Trocamos o certo de Deus pela nossa própria incerteza.
Deus é soberano sobre tudo, inclusive sobre nossa vida. Em sua soberania cabe a nós buscar nele os propósitos que ele tem para a nossa vida. Quando nos empenhamos nesse sentido, avançamos para a perfeição de sua vontade trilhando os caminhos que ele traçou e descobrindo o que ele tem preparado para cada um de nós. O apóstolo Paulo disse que dessa forma somos guiados pelo Espírito de Deus, andamos segundo os seus propósitos, e dentro desse contexto todas as coisas concorrem para o nosso bem (Romanos 8). O compromisso de Deus continua sendo com a sua Palavra. Meus projetos e propósitos pessoais não tem qualquer cobertura de Deus se não estiverem inseridos nos projetos e planos de Deus. Para ser bem mais claro, é melhor não ter projetos pessoais e se envolver totalmente nos projetos de Deus para nós. Esses são infalíveis.
Falar que Deus é soberano e sair na frente dele planejando tudo é no mínimo desrespeitoso. Dizer que Deus está no controle e sair virando o rumo da vida para onde achamos que devemos ir, é no mínimo irresponsável. O tempo que passamos em oração “apresentando” nossos planos a Deus com um empenho pessoal em conseguir convencê-lo de que é um bom plano para que assim possa viabilizá-lo para nós, poderia ser melhor aproveitado na busca do conhecimento dos planos de Deus para nós e assim, procurar vivê-los dia a dia, crendo que estaremos no caminho certo, e descançando nas promessas daquele que em Cristo, sempre nos conduz em triunfo. Vale a pena deixar Deus no controle de tudo.

Miguel Levy

Nenhum comentário: