quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A FÉ RESPIRA AMOR

Todos que já passamos pelo ensino fundamental podemos lembrar dessa experiência que se repete em todas as feiras de ciências das escolas. Uma vela acesa que produz combustão pela chama até que alguém isola a vela com um recipiente de vidro que limita a quantidade de oxigênio queimado pela chama. O que acontece em poucos segundo é a diminuição da chama até apagar totalmente. Isso para mostrar que a chama precisa de oxigênio para poder manter-se acesa e queimar, aquecer, produzir calor e energia.


Meditando sobre a fé, imaginamos logo a infinidade de coisas que poderiam acontecer, ou vir a existir, através da fé, e no mesmo instante começamos a confrontar a realidade de que não vemos tantas coisas acontecendo, mesmo sabendo que a todos nós foi dado uma porção de fé da parte de Deus (Rom 12:3). Com Jesus funcionava e comigo não, qual a razão?

Paulo escreveu aos gálatas no capítulo cinco, verso seis que a fé opera pelo amor. Ao meditar nesse texto, me veio a mente a antiga experiência que realizávamos nas aulas de física do ensino fundamental. Que forma didática de entender isso.

A fé precisa de uma atmosfera adequada para que possa operar. Da mesma forma que a chama precisa de uma atmosfera de oxigênio para poder queimar, a fé precisa de uma atmosfera de amor para poder operar. O oxigênio da fé é o amor.

Antes de lançar mão da fé precisamos ter um ambiente favorável para a operação da fé. Por isso Jesus foi tão eficaz em seu ministério operando milagres por onde passava, agindo em fé para abençoar a tantos. Jesus amava a todos. A prova do seu amor foi ter vindo ao mundo enviado por seu pai. Jesus amava Lázaro, seu amigo e amava o filho de uma viúva que encontrou na rua e nem sabia o seu nome. Um amor incondicional e totalmente desinteressado. Onde Jesus estava, a atmosfera de amor já existia, por isso era tão fácil se mover em fé e dessa forma acessar as bênçãos de Deus.

A fé não precisa de expectadores, curiosos e pessoas descomprometidas com as outras. A operação da fé não pode ser vista como um show ou espetáculo para satisfazer curiosidades ou promover entretenimento. Existem circos para essa finalidade. Muitas vezes nos iludimos com multidões acreditando que isso pode favorecer o mover de Deus através da fé, mas um multidão de curiosos e incrédulos não produz uma atmosfera de amor que pode ser gerada por um pequeno grupo de pessoas comprometidas com as outras e ligadas pelo amor. Jesus identificou essa situação quando visitou a filha de Jairo e fez questão de ficar com os poucos que poderiam amar aquela família e se compadecer do seu sofrimento (Lucas 8:51).

Podemos ter fé para transportar os montes, isso é o potencial, se não tiver amor, atmosfera propícia, nada adiantará (1 Cor 13:2). Se tivermos fé para levantar os mortos e não cuidarmos com amor dos próximos a nós, negamos essa fé e nos tornamos piores do que os ímpios (1 Timóteo 5:8).

A cultura do mundo nos leva a viver a impessoalidade, ignorando nossos semelhantes em função de nossos próprios interesses. Amantes de nós mesmos, cultivando o egoísmo, e ganância que aprisionam o homem ao seu próprio umbigo, chegando ao ponto de levar a banda de rock Ultrage a Rigor lançar a música Eu Me Amo, que afirma “eu me amo, não posso mais viver sem mim”. Isso é um grande grito de socorro do mundo a nós filhos de Deus, esperando que nos manifestemos expressando amor e agindo em fé buscando todos aqueles que Deus quer alcançar.

Em Mateus 17, vemos os discípulos cheios de dúvidas tentando descobrir porque não conseguiram libertar um jovem oprimido por demônios. É evidente que a preocupação dos discípulos não era nem com o garoto nem com a família dele que sofria com aquela situação. Eles queriam saber porque ELES não foram bem sucedidos nessa tarefa. O foco da fé não deve estar em nós e sim em quem amamos.

A fé esta em nós, o amor de Deus foi derramado em nossa vida. Temos tudo o que precisamos. Só precisamos agir em fé, movidos pelo amor.

Miguel Levy

2 comentários:

ZELIA MARIA CACHO GALIZA disse...

SEM FÉ REALMENTE É IMPOSSIVEL AGRADAR Á DEUS!
EU TENHO MINHA FÉ INABALAVEL!
ELA AUMENTA Á CADA VÊZ QUE EU BUSCO A PALVARA DE DEUS NA CERTEZA QUE SÓ ELA ENCONTRAREI A VERDADE|: CRISTO!
DEUS OUVE AS MINHAS ORAÇÕES RESPONDE. POR QUE FAÇO COM AMOR EM CRISTO E PARA ELE SER UNICAMENTE GLORIFICADO. ´SO SOU UMA SERVA UASADA E COM MUITA FÉ QUE QUANDO CLAMO A DEUS NO NOME DE JESUS. JÁ AGRADEÇO POR QUE TENHO CERTEZA QUE JÁ ESTÁ ESCRITO NO LIVRO DA VIDA. ESPERO COM PACIENCIA E A RESPOSTA CHEGA NO TEMPO DE DEUS. AMEM DEUS TE ABENÇOE!

ZELIA MARIA CACHO GALIZA disse...

aqui tem tudo que eu preciso para aprender a meditar na PAQLAVRA DE DEUS.