segunda-feira, 29 de setembro de 2008

CHAMADOS PARA ADORAR

CHAMADOS PARA ADORAR

Tive o grande prazer em estar com um grupo de irmãos muito animados e cheios de vontade de Deus. Aconteceu no congresso de Jovens da Igreja Presbiteriana Nova Jerusalém, em Natal/RN. O que me agradou bastante foi o tema: CHAMADOS PARA ADORAR. A primeira impressão que temos é que será uma ótima oportunidade para abordar assuntos relacionados a louvor, música e adoração. Mas tivemos um outro direcionamento, entendendo que os propósitos de Deus são muito amplos para nós. Adoração no sentido de parte da liturgia de um culto não transmite a grande expectativa de Deus em procurar verdadeiros adoradores na terra (João 4). Deus deve estar buscando algo mais do que pessoas que se reúnem para juntos promoverem momentos de comunhão através de músicas inspiradas. Isso não é errado, mas cremos que não é apenas essa adoração que Deus busca.
Falamos de uma VIDA DE ADORAÇÃO a Deus. E quando nos referimos a vida, queremos dizer exatamente isso. Uma vida por completo. Adoração não pode se restringir somente a alguns minutos durante o culto. Já passamos, do tempo em que adoração tinha lugar, e tempo para começar e terminar. Jesus disse que JÁ CHEGOU O TEMPO, e não existe mais um lugar específico (João 4). Devemos entender que Deus deseja tudo de nós, por isso resolveu que não habitaria mais em templos feitos por mãos humanas, passaria a habitar em tabernáculos vivos, construídos por pedras vivas. Em nós. Com isso, a presença de Deus, antes tão protocolarmente buscada para adoração, agora é uma realidade em nossa vida diária. Não existe mais o entrar e sair da presença de Deus. Uma vez que o convidamos para ser nosso Senhor e salvador devemos ter a consciência de que Ele esta conosco para sempre. Por isso devemos rever alguns conceitos, realinhá-los com a Palavra de Deus e com ela, renovar a nossa mente (Romanos 12).
Adorar é manifestar a glória de Deus, sua vida, seus atributos em nossa vida de orma visível ao mundo. Glorificar a Deus é deixar que a sua virtude e graça seja vista em expressa em nossa vida a fim de alcançar o mundo, que em nós verá Deus e dará glória a Ele. Por isso Paulo disse que Cristo em nós é esperança de glória.
Para que isso aconteça precisamos conhecer Deus, buscar identidade e comunhão com ele, ter o mesmo sentimento de Cristo e estar totalmente comprometido com o seu propósito. E quando eu falo de compromisso, eu falo vida entregue no altar de Deus em oferta. É fácil encontrar que queira apenas envolvimento com Deus. Na verdade sempre foi assim. Em Atos 5:13 vemos que muitos eram os ADMIRADORES dos apóstolos mas poucos eram os que queriam se comprometer com o evangelho. Todos queriam curas, milagres, bênçãos. Esse tipo de gente não precisa ser procurada. Deus acha com facilidade. Admiradores Deus tem muitos, ADORADORES, ele continua a procurar.
Não entendemos que adoração não se resume a se isolar buscando um estado sobrenatural que nos traga algum bem estar, mas muitas vezes é exatamente o oposto, onde buscamos o convívio e a comunhão difícil com pessoas onde nos sacrificarmos para poder promover salvação e vida a todos os que Deus se propõe a alcançar a través da nossa vida.
A minha maior referência de adoração eu encontro no próprio Jesus, não em um momento isolado mas em toda a sua vida, recheada de frases e citações comuns a um verdadeiro adorador, tais como: “a minha comida e a minha bebida é fazer a vontade do meu Pai”; “que não seja feita a minha, mas a tua vontade” e finalmente, quando bradou “esta tudo consumado” Jesus não estava no templo, cantando com as mãos estendidas, mas estava na cruz, em oferta santa, viva e agradável a Deus, prestando um culto como um verdadeiro adorador, CHAMADO PARA ADORAR.



Nenhum comentário: